Tópicos de Referência
para Aula de Ed. Infantil
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A LDB dispõe, no título VI, art. 62 que: “A formação de
docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de
licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação,
admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação
infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em
nível médio, na modalidade Normal”.
LDB – DISPÕE TEMPO DE TRANSIÇÃO
Considerando a necessidade de um período de transição que permita
incorporar os profissionais cuja escolaridade ainda não é a exigida e buscando
proporcionar um tempo para adaptação das redes de ensino, esta mesma Lei dispõe
no título IX, art. 87, § 4º que:“até o fim da década da Educação somente serão
admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento
em serviço”.
LDB - DISPÕE SOBRE AS
CARACTERÍSTICAS DO EDUCADOR DA ED. INFANTIL
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o
professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao
professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde
cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das
diversas áreas do conhecimento.
Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação
bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz,
refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares,
dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias
para o trabalho que desenvolve.
São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática
direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação. A
implementação e/ou implantação de uma proposta curricular de qualidade depende,
principalmente dos professores que trabalham nas instituições. Por meio de suas
ações, que devem ser planejadas e compartilhadas com seus pares e outros
profissionais da instituição, pode-se construir projetos educativos de
qualidade junto aos familiares e às crianças. A idéia que preside a construção
de um projeto educativo é a de que se trata de um processo sempre inacabado,
provisório e historicamente contextualizado que demanda reflexão e debates
constantes com todas as pessoas envolvidas e interessadas.
Para que os projetos educativos das instituições possam, de
fato, representar esse diálogo e debate constante, é preciso ter professores
que estejam comprometidos com a prática educacional, capazes de responder às
demandas familiares e das crianças, assim como às questões específicas
relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
ORGANIZAÇÃO DAS IDADES
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996,
explicita no art. 30, capítulo II, seção II que:
“A educação infantil será oferecida em: I - creches ou
entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade; II -
pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos”.
EIXOS DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Destacam-se os seguintes eixos de trabalho:
1.
Movimento,
2.
Artes visuais,
3.
Música,
4.
Linguagem oral e escrita,
5.
Natureza e sociedade,
6.
Matemática.
OBJETIVOS DA ED. INFANTIL
1.
As capacidades de ordem física estão associadas
à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao
auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento
com segurança.
2. As
capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos
para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação
envolvendo resolução de problemas.
3. As
capacidades de ordem afetiva estão associadas à construção da auto-estima, às atitudes
no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros.
4. As
capacidades de ordem estética estão associadas à possibilidade de produção
artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas.
5. As
capacidades de ordem ética estão associadas à possibilidade de construção de valores
que norteiam a ação das crianças.
6. As capacidades de relação interpessoal estão associada s à possibilidade de estabelecimento de condições para o
convívio social. Isso implica aprender a conviver com as diferenças de
temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura etc.
7.
As capacidades de inserção social estão
associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante
de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol. 1.
Brasília 1996.
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