terça-feira, 13 de março de 2012

Experiência de Ciências

Onde está o amido?

Materiais:
* água
* tintura de iodo (comprada em farmácia)
* copinhos descartáveis de café
* conta gotas
* alimentos diversos: batata crua, arroz cru, arroz cozido, pedaço de pão, pedaços de frutas e de legumes, farinha de trigo, leite, sal, açúcar e amido de milho.


Como Fazer:
- Dilua um pouco da tintura de iodo: em um copinho de café com água coloque 5 gotas de tintura de iodo.
- Coloque um pedaço de cada alimento em cada copinho.
- Observe o que acontece.


O amido é uma molécula complexa formada pela ligação de várias moléculas de glicose. A Glicose é um açúcar ou carboidrato simples e facilmente consumido pelas células, tanto animais como vegetais. O Amido é muito complexo e não consegue entrar em uma célula.
Ele serve como "reserva" para algumas plantas. Em outras palavras, o amido serve como fonte de glicose para plantas, assim como animais e o ser humano que consome estas plantas. Não encontramos amido em alimentos de fonte animal como o leite.
A reação química que observamos aqui é formada de um complexo de iodo e amido.  O iodo se liga ao amido através de uma reação química, dando origem a um composto de coloração azul. Se a solução de iodo usada não for diluída, o azul fica muito intenso, parecendo arroxeado.
CUIDADO!!!
A solução de iodo é usada como anti-séptico, ou seja, ela tem a propriedade de matar algumas bactérias, alguns vírus e alguns fungos. Serve para desinfetar feridas, mas não deve ser ingerida, pois pode causar danos ao seu organismo (ela é tóxica!).
O envenenamento pelo iodo causa vômitos, diarréia, sede, sabor metálico na boca e desmaio.
NÃO COLOQUE A SOLUÇÃO DE IODO NA SUA BOCA!
CUIDADO TAMBÉM COM SEUS OLHOS.
FONTE: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Amido.htm

0 comentários:

Postar um comentário